Feuchtwanger, Marta

Data de nascimento: 21 de janeiro 1891
Local de nascimento: Império Alemão (Munique)
Data de morte: 25 de outubro 1987
Local de morte: EUA (Los Angeles)
Nacionalidade: alemã
Profissão:
Artes, Letras e Ciências:
Marta_Feuchtwanger

 

Exílio

Data de partida: janeiro 1933
Local de partida: Alemanha (Berlim)
Motivo(s):
Passagem por: Suíça (Berna); França (Sanary-Sur-Mer, Gurs, Marseille, Pirenéus, Portbou); Espanha (Barcelona, Madrid)

 

Chegada a Portugal

Data de chegada: setembro de 1940
Acompanhado por: Lion Feuchtwanger (marido); Rev.º Waitstill Sharp; Martha Sharp

 

Permanência em Portugal

Tempo de permanência: duas semanas

 

Partida de Portugal

Data de partida: 18 de outubro 1940
Meio de transporte: Navio (SS. Exeter)
Destino: EUA (New York; Los Angeles)

 

Fim do exílio

Data de regresso: ---
Local de regresso: ---
Sobre o exílio

Filha de uma família de judeus reformados, Marta Feuchtwanger ficou conhecida antes do mais como mulher do escritor Lion Feuchtwanger, de quem foi musa inspiradora e crítica atenta, influência que alargava a muitos dos autores que lhes frequentavam  a casa, tanto na sua Munique natal e, a partir de 1925, em Berlim, como no exílio em Sanary-sur-Mer e depois nos EUA. Brecht, Marcuse, Thomas e Heinrich Mann, Döblin, o casal Werfel, Albert Einstein, Arnold Schönberg, Fritz Lang e Charlie Chaplin  foram alguns dos emigrados  que compunham  o seu círculo de visitas. No posfácio à obra de LF Der Teufel in Paris [O diabo em Paris], intitulado “Die Flucht” [A Fuga], conta as peripécias rocambolescas da fuga do marido do campo de Nîmes, que ela, acabada de fugir do campo de mulheres de Gurs, consegue organizar com a ajuda das instituições de apoio aos refugiados, até ao seu embarque em Lisboa.

Num longo documento de oral history (An émigré Life. Munich, Berlin, Sanary, Pacific Palisades. M.F. interviewed by L.M. Weschler, vol. II/III), MF faz um relato pormenorizado da sua vida ao lado de LF e dos quase trinta  anos na Califórnia depois da morte do marido, com inúmeras referências aos muitos outros artistas com quem privaram. Nele conta também alguns episódios das duas semanas que permaneceu em Lisboa depois da partida precipitada de LF para os EUA (vd. LF, nesta base).  Refere a pobre pensão em que se hospedou; o recurso à ajuda monetária dos Werfel, e o mal-entendido com o polícia português que lhe deu ordem de prisão por ela se encontrar de biquíni numa das praias da Linha.

Depois da morte do marido, MF recebe, finalmente, a naturalidade americana  (1958) e em 1969 visita a RFA a convite de Willy Brand, e é recebida com grande deferência, tanto na RFA como na RDA. É-lhe ainda concedido o grau de doutora honoris causa  da Universidade da Califórnia do Sul, que a partir de 1995 alberga a Feuchtwanger Memorial library, onde se encontram a biblioteca de LF e o seu arquivo, que Marta doa à universidade juntamente com a sua casa, e  a que se viriam a juntar o espólio de Marta e de outros emigrantes de língua alemã.

Feuchtwanger, Marta (1986),Die Flucht“ [A Fuga] in: Lion Feuchtwanger, Der Teufel in Frankreich, Frankfurt a.M., S. Fischer Verlag [Posfácio][1942]
Obras do/a autor/a sobre o exílio
Feuchtwanger, Marta (1986),Die Flucht“ [A Fuga] in: Lion Feuchtwanger, Der Teufel in Frankreich, Frankfurt a.M., S. Fischer Verlag [Posfácio][1942].
Obras do/a autor/a com referências a Portugal
Feuchtwanger, Marta (1986),Die Flucht“ [A Fuga] in: Lion Feuchtwanger, Der Teufel in Frankreich, Frankfurt a.M., S. Fischer Verlag [Posfácio][1942].
Espólio
Feuchtwanger (Marta) papers, Online Archive of California, Marta Feuchtwanger erzählt Bd. IX. Konzentrationslager/Flucht in die USA
Feuchtwanger Memorial Library — Archives.
Correspondência do/a autor/a com referências a Portugal
Harold von Hofe (eds.) (1984),  Briefwechsel 1933–1958: Arnold Zweig − Lion Feuchtwanger. 2 Bände, Berlin, Aufbau.
Harold von Hofe, Sigrid Washburn (eds.) (1991),  Briefwechsel mit Freunden 1933–1958. 2 Bände, Berlin, Aufbau.

 

Do/a autor/a sobre o exílio

Citar este verbete como: Teresa Martins de Oliveira, "Feuchtwanger, Marta," em Passagen, Maio 11, 2020, https://passagen.ilcml.com/base/feuchtwanger-marta/.